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Malu Silva 15 de agosto de 2019

A BNCC na Educação Infantil

Nos dia 01 e 02 de agosto o Conselho Municipal de Educação de Cuiabá se reuniu com os gestores das Unidades Educacionais Privadas para um diálogo sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC na Educação Infantil e como se dá esse processo na rede privada.

Essa reunião faz parte da ação da Comissão que conduzirá o processo de discussão da BNCC para o Município de Cuiabá, faz parte dessa Comissão Conselheira Jiordana Silva Ramos do Nascimento, representante do SINTRAE; Conselheira Carmem Cinira Siqueira Leite, representante do Movimento Negro de Promoção da igualdade Racial; Conselheira Vânia Joceli Araújo, representante do CMDCA; Conselheiro Luiz Batista Jorge, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá — CME/Cuiabá e a Assessora Técnica do Conselho a Prof.ª Maria Auxiliadora de Souza.

Na ocasião pudemos contar com a presença da Assessora de Educação Infantil e Redatora do Documento Referência Curricular para Mato Grosso – DRC/MT a Profª Leilane dos Santos Rohleder que falou sobre a implementação do DRC/MT da etapa de ensino da BNCC na Educação Infantil.

Por se tratar de um documento Normativo e que todos já tiveram acesso e entenderam que é difícil normatizá-lo no Brasil e como que a rede privada de Educação Infantil tem caminhando com relação BNCC e a partir das contribuições possa organizar e encontrar meios que torne a tarefa menos árdua.

A Conselheira Jiordana Silva Ramos do Nascimento fez um breve relato sobre a BNCC, uma Política Publica uma política de governo onde todos tem que estar atentos a essa questão, em que ela não vai mudar, pode ter variação, pode ter contribuições, mas revogar não terá como.

A Profª Leilane dos Santos Rohleder pontuou aspectos referentes a Aspectos Legais; Concepções Teóricas; a BNCC e como ela está organizada: suas etapas; Documento Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso – Educação Infantil; Proposta Curricular do estado de mato Grosso; Princípios que norteiam as ações na Educação Infantil; Articulação entre os Direitos/Campos/Objetivos; O planejamento na Educação Infantil; A avaliação na Educação Infantil; Organização do trabalho pedagógico:
O tempo e o espaço; Alterações necessárias na organização curricular da Educação Infantil.

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