Membros Conselheiros

Lucilene Ferreira Lescano lucilenelescano@gmail.com Cel.(65)999027141 Licenciada em PEDAGOGIA/ 1990/UFMT. Especialista em Gestão Escolar com Ênfase na Direção, Coordenação, Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional/2011/FAUC. Especialista em Política Social/2003/UFMT. Professora Interina UFMT- 1991/92. Funcionária Pública do Estado de Mato Grosso/Professora desde 2000. Funcionária Pública do Município de Cuiabá/ Professora desde 2000. Atualmente é Assessora Pedagógica em Regime de Cooperação Técnica SEDUC/SME. Representante Titular da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá na Procuradoria Geral do Município desde 2018. Representante Titular da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá no Conselho Municipal de Educação 2021/2025

Lucilene Ferreira Lescano

Representante da SME - Titular

Andrea dos Santos Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), Especialização em Ciências da Educação (1998), Psicopedagogia(2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005).É Professora e Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá/MT. Coordenou a equipe de Educação de Jovens e Adultos da SME no período de 2006-2012. Fez a Gestão do Programa Brasil Alfabetizado MEC/SECAD/SME no período de 2006- 2011. Compõe o Comitê Mato-grossense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Comitê Gestor do Fórum Mato-grossense de Educação Infantil/MIEIB. Foi Conselheira do Conselho de Acompanhamento e Controle Social/FUNDEB e do Conselho Municipal de Educação 2012- 2016 e 2021-2025. Foi Secretária Executiva da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso de 2013-2016 e Secretária Executiva da UNCME Região Centro Oeste de 2017 à 2018 . Atualmente é Presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá pelo biênio 2021-2023. Recebeu o título de Cidadã Mato-grossense pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso em 2017. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação à Distância, Educação de Jovens e Adultos, Jovens negros e negras, Formação da Consciência Política, Formação Continuada à professores da educação básica, Projeto Político Pedagógico, assessoria pedagógica às escolas, conselhos municipais de educação e políticas públicas educacionais.  

Andrea dos Santos

Presidente

Andréia Mesquita Foratto  

Andréia Mesquita Foratto

Representante da SME - Titular

Eliane Oliveira Mendes Quinhone Professora efetiva da Rede Municipal de Cuiabá/MT, possui graduação em Letras/UFMT, Especialização em Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa/UFMT e Mestrado em Estudos de Linguagem/UFMT, com foco em Letramento e Ensino de Leitura nos Anos Iniciais. Na rede municipal, já atuou como Formadora na área de Alfabetização, Letramento, Língua Portuguesa e Literatura Infantil; formadora no Programa Além das Letras/Instituto Avisa Lá, do Projeto Trilhas/MEC e Olimpíada de Língua Portuguesa/MEC; Assessora Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental; Avaliadora e parecerista de materiais didáticos; Assessora Pedagógica no processo de escolha dos materiais para o PNLD e PNLD Literário; Coordenadora do Programa Gestar/MEC, do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, Coordenadora de Organização Curricular, Coordenadora de Avaliação Institucional e Diretora de Ensino; pela UNDIME-MT, avaliadora no Prêmio Itaú-UNICEF de Educação Integral; formadora do Programa Mais Alfabetização e Coordenadora Estadual do Prêmio Professores do Brasil/MEC; na UFMT, professora substituta no curso de Pedagogia/Instituto de Educação, na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Linguagem. Atualmente, exerce a função de Coordenadora de Formação, na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, e atuou como Redatora Formadora/ProBNCC/MEC-MT, na área de Língua Portuguesa, Anos Iniciais. Entre suas produções mais recentes estão a coautoria no Documento de Referência Curricular para Mato Grosso/BNCC – Anos Iniciais (DRC-MT); Caderno Pedagógico Anos Iniciais – Linguagens (DRC-MT /BNCC); organização e colaboração nos Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Cuiabá para a Educação de Jovens e Adultos e Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Cuiabá para a Ensino Fundamental.  

Eliane Oliveira Mendes Quinhone

Representante da SME - Titular

Cirlene Ribeiro de Figueiredo    

Cirlene Ribeiro de Figueiredo

Representante da SME - Suplente

Marcela Rezende Guimarães    

Marcela Rezende Guimarães

Representante da SME - Suplente

William Ortega Ferreira

William Ortega Ferreira

Representante da SME - Suplente

Hildeberto França de Paula Assistente Social - Associado à Organização Mundial para Educação Pré-Escolar – OMEP. Representante da Sociedade Civil Organizada, Consultor de Políticas de Criança e Adolescente bem como no Sistema de Garantia de Direitos - SGD, Consultor em Fundos da Infância e Adolescência - FIA (Plano de Ação e Aplicação). Atuação em média e alta Complexidade - SUAS entre outros. Foi Conselheiro em conselhos como Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescentes – CMDCA, Conselho Municipal de Saúde – CMS, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente – CEDCA-MT e Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS -MT.

Hildeberto França de Paula

Representante do CMDCA - Titular

Marildete Soares França  

Marildete Soares França

Representante do CMDCA - Titular

Lindacir Rocha Bernardon    

Lindacir Rocha Bernardon

Representante do CMDCA - Suplente

Bacharelando em Geografia, representa o segmento: Pais de Alunos da Rede Básica Pública.    

Odenil Martins de Souza

Vice-presidente

Aida Araújo Martins  

Aida Araújo Martins

Representante de Pais - Titular

Simone Assis Vieira   Estudante de Engenharia de Alimentos do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT. Representante do segmento Pais de Alunos das Escolas da Rede Municipal para o quadriênio 2021-2025.  

Simone Assis Vieira

Representante de Pais - Suplente

Josiane Santos Faria Amorim    

Josiane Santos Faria Amorim

Representante de Pais - Suplente

Antônia Almeida Oliveira    

Antônia Almeida Oliveira

Representante do SINTRAE - Titular

Pamela Pat Naves de Oliveira  

Pamela Pat Naves de Oliveira

Representante do SINTRAE - Suplente

Adair Neri da Cruz Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFMT - 1995;  Pós graduação Lato Sensu em Educação Infantil na Primeira Infância pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - 2012; Especialista em Gestão Escolar, pela UFMT - 2015 ; Diretora eleita da EMEB Juarez Sodré Farias por dois mandatos - 2011 A 2016; Diretora Designada por dois anos 2017 - 2018 EMEB Maria Lucila da Silva Barros; Atualmente Diretora Designada desde 2020 na EMEB Prof Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira.    

Adair Neri da Cruz

Diretores das Escolas Publicas - Titular

Servidor Público Municipal, Licenciado em Pedagogia, atualmente exerce a função de Diretor da EMEB Senador Darcy Ribeiro, representa o segmento: Diretores das Escolas Públicas Municipais, eleito pelo Colegiado de Diretores.    

Valdir Xavier da Silva

Diretores das Escolas Publicas - Titular

Ianaí Fernanda Leque Almeida Atua na Educação há 23 anos. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2004), Especialista em Políticas Públicas da Educação, Pedagogia Empresarial e Formação de Professores. Atualmente é Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil, já atuou como Coordenadora Pedagógica tanto na rede estadual como na rede municipal, atuou como Assessora Pedagógica e Professora de educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, atuou como Coordenadora de Cursos Técnicos no SENAC CUIABÁ e como Professora  de pedagogia na FACULDADE EVANGÉLICA INTEGRADA CANTARES DE SALOMÃO - FEICS, atuou como  Professora de Pós-graduação da FACULDADE DARWIN DE ENSINO e no INSTITUTO ATUAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA - Educação de Jovens e Adultos, Globalização e Educação: Currículo e Práticas Pedagógicas e Desenvolvimento e aprendizagem da criança como a Psicogênese da Língua Escrita e a Consciência Fonológica, atualmente é Secretária Geral do Colegiado de Diretores da Rede Municipal de Educação de Cuiabá.    

Ianaí Fernanda Leque Almeida

Diretores das Escolas Publicas - Suplente

Servidora Pública Municipal, Licenciada em Pedagogia, atualmente exerce a função de Diretora da EMEB São João Bosco, representa o segmento: Diretores das Escolas Públicas Municipais, eleita pelo Colegiado de Diretores.  

Lia Carla Lopes de Oliveira

Diretores das Escolas Publicas - Suplente

Silviane Ramos Lopes da Silva Graduada em História Licenciatura Plena e Bacharelada. Mestre  em História  e especialista  em Sociedade e Meio ambiente  pela UFMT. Doutora em Sociologia  pela UFSCAR,  QUILOMBOLA, de Porto Calvário Vila Bela, Ativista e sempre  antirracista coordena atualmente  o Fórum  de Mulheres Negras de Mato Grosso, e é  Presidente fundadora do Coletivo Herdeiras do Quariterê, Membro do CENEG, Consultora do CDIR/ OAB/ MT. PESQUISADORA DAS MULHERES NEGRAS E QUILOMBOLAS. MEMBRO DO GDIF/ UNEMAT/ CNPQ/SEDUC/ MT.

Silviane Ramos Lopes da Silva

Representante do Movimento Negro de Promoção da igualdade Racial

Pedro Reis de Oliveira Nascimento: 21/6/1958 - Naturalidade: Cuiabá-MT Filiação: Benedito Constantino de Oliveira e Gertrude Reis de Oliveira Email: proreis@gmail.com Formação: Comunicação- Jornalismo – Escola EEXB-MS - 1977 Formação: Biologia – Unic/2007 Especialização em Direito Público – Escola de Governo de MT – 2008/09 Especialização em Administração Publica – Escola de Governo de MT – 2010/11 Especialização em Gestão Administrativa no Setor Público – Senado Federal 2010 Especialização em Gestão Constitucionais do Poder Legislativo – Senado Federal (2011) Funcionário Público aposentado há 10 anos Superintendente Estadual de políticas de Promoção da Igualdade Racial/SEJUDH/MT – 2012/2014 Chefe de Redação da Secretaria de Estado de Comunicação (1988/1991) Relações Publica no Gabinete do Governador Dante de Oliveira (1995/1997) Assessor Parlamentar na Assembléia Legislativa (1997/2002) * Conselheiro no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR    desde 2003/2014 e Presidente do CEPIR; *Gestor Estadual e Nacional no Fórum Intergovernamental de Política de Promoção da Igualdade Racial – FIPPIR (FÓRUM este vinculado ao Ministério de Política de Promoção da Igualdade Racial) 2006/2014; *Gestor Estadual das Comunidades Quilombola de Mato Grosso. *Membro Titular do Conselho Nacional e Estadual Religioso do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira – INTECAB *Membro e Coordenador do Fórum Nacional de Segurança Alimentar do povos Tradicionais de Matriz Africana e Afro-brasileira - FONSANPOTMA; * Presidente do Ilê Asé Efumbola; * Presidente da Chácara Filhos e Amigos dos Orixás de MT * Presidente do Centro Nacional de Cidadania Negra – CENEG; *Presidente da Federação de Umbanda, Candomblé E Cultos de Ifá do Estado de Mato Grosso. * Vice-Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial-Cuiabá-MT.     representa o segmento: Movimento Negro de Promoção da igualdade Racial do Município de Cuiabá.

Pedro Reis de Oliveira

Representante do Movimento Negro de Promoção da igualdade Racial

Graduado em Administração de Empresas, especialista em Administração Financeira e Orçamentária, pós-graduado em Docência no Ensino Superior, Professor, Empresário, ex-bancário. Possui experiência na área de contábil, financeira e bancária. Atuou como Professor com as disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária, Gestão de Custo e Formação de Preço de Vendas, Estrutura e Análise de Balanço, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Diagnóstico Empresarial, Fundamentos da Administração, Logística Global e Aduana Comércio Exterior.

Renato Sanábria de Figueiredo

Conselheiro Titular